O Decano Pró-tempore do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé instituiu, através da Portaria Nº 7.541, de 27 de setembro de 2021, a Comissão de Direitos Humanos e Contra Violências (CDHCV) do CM UFRJ-Macaé. Esta comissão é uma instância autônoma, colegiada de natureza consultiva, informativa e educativa no âmbito da UFRJ. Alguns de seus membros representam o CM UFRJ-Macaé no Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Enfrentamento às Violências da UFRJ, designado pela Reitoria através da Portaria Nº 6.267, de 4 de agosto de 2021.

Entre suas funções destaca-se:

- Propor medidas de combate às violências e promoção de ambientes de trabalho e ensino livres de violência, promovendo: as igualdades racial e de gênero, o respeito à diversidade, o combate às discriminações.
- Receber e responder demandas relacionadas aos temas dos Direitos Humanos e Violências.
- Mobilizar a comunidade da UFRJ, em conjunto às instâncias de defesa e promoção dos direitos humanos dentro e fora da universidade, para a promoção da equidade e respeito à diversidade, por meio de ações educativas, promoção de debates e fóruns permanentes.

Composição:

• Márcia Regina Viana - Presidente