IV CAMPUS UFRJ-MACAÉ DE PORTAS ABERTAS

Período: 27/02/2015  à  27/02/2016

Coordenador: Roberta Pereira Coutinho

Resumo:
A história da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no município de Macaé evoluiu paralelamente a implementação e crescimento do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. IV Campus UFRJ-Macaé de Portas Abertas é um evento organizado pela Coordenação de Extensão do Campus UFRJ-Macaé, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ – PR-5 e Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Macaé. O evento acontecerá no período de 19 a 23 de outubro, com atividades sendo realizadas no Colégio Estadual Matias Neto, no Polo Cidade Universitária, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé e no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia. O IV Campus Macaé de Portas Abertas é uma importante iniciativa da UFRJ – Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública. Ele fundamenta-se na ideia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, e contempla a articulação entre o ensino e a pesquisa, de maneira a possibilitar uma interação transformadora entre universidade e sociedade. Nele, entende-se que a extensão deve viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a sociedade e a universidade. Concebe-se que essa troca de saberes acadêmicos e populares contribui para a produção de um conhecimento mais elaborado, resultante do confronto com a realidade regional, bem como possibilita a democratização do conhecimento acadêmico e a participação da comunidade na atuação da Universidade.