II INVERNO COM CIÊNCIA: UFRJ E SOCIEDADE COMPARTILHANDO SABERES

Período: 30/03/2015  à  27/08/2015

Coordenador: Leonardo Maciel Moreira

Resumo:
O evento configura-se como uma importante ação do Campus UFRJ-Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública, fundamentando-se na ideia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, contemplando a articulação entre o ensino e a pesquisa, de maneira a possibilitar uma interação transformadora entre universidade e sociedade. Nele, entende-se que a extensão deve viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a sociedade e a universidade. Concebe-se que essa troca entre saberes acadêmicos e populares contribui para a produção de um conhecimento mais elaborado, resultante do confronto com a realidade regional, bem como possibilita a democratização do conhecimento acadêmico e a participação da comunidade na atuação da Universidade. Nas edições anteriores foram oferecidas atividades em diferentes áreas, dentre as quais: Educação, Educação Ambiental, Educação Alimentar, Saúde, tendo sido abordados temas potenciais para a promoção da transformação social na região.