O Guia da Faculdade 2021, do Estadão, classificou os cursos de graduação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé com avaliação "muito bons" e "bons" (quatro ou três estrelas, respectivamente). Segundo a pesquisa, os cursos de nutrição, farmácia, bacharelado e licenciatura em química, bacharelado e licenciatura em ciências biológicas e as engenharias de produção, mecânica e civil obtiveram grau 4, enquanto que medicina e enfermagem conquistaram a nota 3.

Segundo o site Conexão UFRJ, para Maria Antonieta Gimenes, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Institucional da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ, os resultados obtidos no Guia da Faculdade/Estadão dialogam com a performance da Universidade nos indicadores do Ministério da Educação (MEC).

“O fato de a UFRJ ter 92% de seus cursos avaliados com conceitos ótimo ou muito bom também se observa nas avaliações oficiais do MEC, nas quais se verifica um índice superior a 80% de cursos com conceitos quatro ou cinco. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – refletida nos projetos pedagógicos dos cursos e na abordagem de seus conteúdos, aliada à capacitação de seu corpo docente, composto de cerca de 90% de doutores – resulta na excelência de seu ensino de graduação, com a formação de recursos humanos altamente qualificados”, aponta.

Para a reitora Denise Pires de Carvalho, os resultados da Universidade no estudo revelam a vanguarda da instituição: "A missão da UFRJ de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade brasileira se confirma com os indicadores. Somos uma universidade centenária que não quer fechar-se para si mesma, mas posicionar-se entre as potências na formação qualificada e emancipadora. Queremos não apenas estar nas melhores posições das avaliações e rankings acadêmicos, mas, de fato, construir respostas para os diversos desafios do nosso século."

Fonte: Conexão UFRJ

Foto: Diogo Vasconcellos (Acervo/Coordcom/UFRJ)