As equipes técnicas do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e da Prefeitura de Macaé realizaram visita, na última terça-feira 5 de outubro, ao Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão. O espaço é um ambiente de inovação que tem como objetivo promover a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas. A proposta foi perceber qual o ganho para o desenvolvimento econômico do município ao optar por esse tipo de ação na região.
O Parque abriga centros de pesquisas de empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, além de pequenas e médias, startups, espaços para o desenvolvimento de empreendedorismo e integração e laboratórios da UFRJ. A ideia é gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Participaram do encontro, o Vice-Reitor da UFRJ, Prof. Carlos Frederico; o Vice-decano do CM UFRJ-Macaé, Carlos Eduardo Lopes; a Secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes; a Coordenadora do Observatório da Cidade, Sheila Abreu;   o Coordenador do Parque Tecnológico, Vicente Ferreira e a Coordenadora da Agência de Inovação do Parque Tecnológico, Kelyane Silva.
A Reitora da UFRJ, Denise Carvalho, pontuou a importância de receber Macaé e destacou os benefícios da parceria entre universidade e Poder Executivo. “É uma grande honra para nossa universidade receber o prefeito Welberth e toda equipe técnica da Prefeitura de Macaé. Nossa parceria está cada vez mais forte e, juntos, vamos alavancar ainda mais a economia da cidade, a ciência e tecnologia e toda área cultural. A parceria proporciona uma cidade mais desenvolvida", frisou Denise.

Jornalista: Julie Silveira