Nesta terça-feira, 31 de agosto, é comemorado o dia do nutricionista. Para celebrar a data, a nutricionista Mônica Feroni em parceria com a UFRJ Campus Macaé e a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), contando com a presença dos estagiários do curso de Nutrição, promoveram aos usuários da unidade uma ação divulgando a alimentação adequada com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. Desta forma, destaca-se que o profissional nutricionista atua como agente promotor de saúde, auxiliando os indivíduos a ter uma melhor qualidade de vida através da consolidação de hábitos alimentares saudáveis.

Aproveitando a oportunidade, para fechar com chave de ouro o mês do Agosto Dourado, incentivou-se o aleitamento materno, bem como a alimentação complementar saudável.

Ressalta-se que o nutricionista está presente em várias áreas, atuando em hospitais, clínicas, ambulatórios, academias, off shore, restaurantes, indústrias alimentícias e farmacêuticas, fitoterapia, alimentação escolar (educação alimentar e nutricional e na produção de refeições), entre outras.

Ainda, faz parte da equipe multiprofissional, de forma a contribuir para o cuidado integral e humanizado da saúde das pessoas, a partir de uma escuta ativa e de acordo com a realidade de cada indivíduo.

Assim, profissionais éticos, que trabalham em prol da garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN), fortalecem o SUS e as políticas públicas devem ser constantemente valorizados.