O dia 08 de julho de 2021 entra para a história da Universidade Federal do Rio de Janeiro: O Conselho Universitário aprovou em sessão remota, por unanimidade, a criação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, um grande avanço para o desenvolvimento das atividades da universidade na região.

O processo de instituicionalização da UFRJ em Macaé iniciou-se na década de 1980, quando um grupo de pesquisadores começaram atividades científicas nas lagoas costeiras da região, culminando com a criação do NUPEM, primeiro núcleo da universidade no norte fluminense. Propiciou-se, com isto, a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro em 2006. Neste processo, o Instituto de Química, a Faculdade de Farmácia, a Escola de Enfermagem Anna Nery, a Faculdade de Medicina, o Instituto de Nutrição e a Politécnica de Engenharia motivaram-se a criar cursos de graduação em Macaé, consolidando o Polo Universitário de Macaé. Em 2008, o Conselho Universitário aprovou a criação do Campus UFRJ-Macaé com suas normas provisórias, incluindo-o na estrutura média da universidade.

Com o passar dos anos, fez-se necessária a aprovação de normas definifitvas e iniciou-se um longo processo marcado por amplos debates de forma democrática entre as categorias. Em 2020, o Conselho deliberativo do Campus aprovou o parecer da proposta que foi levada à pauta no CONSUNI.

Na votação desta quinta-feira, todos os conselheiros da instância máxima da UFRJ votaram a favor da proposta da criação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. A reunião, transmitida pelo canal da universidade no Youtube, foi acompanhada por vários integrantes de nossa comunidade acadêmica que deixaram mensagens de apoio.

Participaram da reunião, dois dos diretores pioneiros do Campus: O Prof. Francisco de Assis Esteves, vice-diretor do NUPEM e a Profª Cassia Curan Turci, decana do CCMN, que, emocionados, exaltaram a concretização de um sonho, do qual tiveram um papel primordial na sua transformação em realidade.

A Maginífica Reitora da UFRJ e presidente do CONSUNI, Prof. Denise Pires de Carvalho exaltou a história da formação do Campus em Macaé, fruto do pioneirismo de profissionais ligados à educação que ousaram em interiorizar a UFRJ, constituindo uma estrutura integrada com a parceria da Prefeitura. Destacou, ainda, que com a criação do novo centro, fortalece-se o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, principal compromisso desta universidade com a sociedade brasileira, favorecendo uma formação superior de qualidade, respeitosa com as mais variadas formas de saber e comprometida com a cidadania.

Cumpridas as formalidades, a Universidade Federal do Rio de Janeiro passa a ter 7 centros compondo a sua estrutura média: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE); Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Centro de Letras e Artes (CLA); Centro de Tecnologia (CT) e o recém-criado Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.