Na manhã desta terça-feira, 4 de maio, a Reitora da UFRJ, Professora Denise Pires de Carvalho reuniu-se no auditório do Bloco B da Cidade Universitária de Macaé com o secretário estadual de ciência e tecnologia, Dr. Serginho, o prefeito de Macaé, Welberth Resende e a Direção do Campus UFRJ-Macaé para a assinatura de um protocolo de intenções visando a cooperação recíproca nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Também estiveram presentes ao encontro os presidentes da Fundação de Apoio à Escola Técnica, José Carrilho, e da Fundação Cecierj/Cederj, Rogério Tavares Pires. Os secretários Adjuntos: de Qualificação Profissional, Denis Madureira; de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho; de Políticas Energéticas, José Vasconcelos de Luna Júnior; de Comunicação, Romulo Campos; a secretária Adjunta de Educação Básica, Andrea Carvalho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana.

Após uma apresentação do Campus realizada pelo vice-diretor Carlos Eduardo Lopes da Silva, foram apresentadas as características da educação superior e ações voltadas à ciência e tecnologia desenvolvidas na região. Foi salientada a importância de Macaé no cenário estadual como principal polo de inovação no interior, o que demonstra a necessidade de aumento do investimento científico-tecnológico em escala local. O diretor do campus, Prof. Irnak Marcelo Barbosa enfatizou a importância de uma visão baseada no conceito da Hélice Tríplice: academia, governo e indústria.

Como um sinal de parceria e cooperação mútua, ao final da reunião foi assinado o protocolo de intenções entre a UFRJ, a secretaria estadual de ciência e tecnologia e a prefeitura de Macaé visando a integração nas diferentes esferas de governo.

Em seguida, o prefeito reiterou a parceria com a UFRJ e que irá avançar na melhoria do Campus. Entre os projetos estão o restaurante universitário, que deve ser construído numa área de 3.500 metros quadrados, além de laboratórios e área atlética.

Visita à FAETEC promove parceria entre UFRJ e governo do estado

Na parte da tarde, a comitiva realizou uma visitação às instalações da FAETEC, instituição vizinha ao polo universitário, com o objetivo de traçar um plano para cooperação acadêmica e científica entre a UFRJ em Macaé, governo do estado e prefeitura.

A reitora da UFRJ, professora Denise Pires Carvalho, agradeceu ao prefeito por promover o encontro e afirmou que era uma honra estar com o secretário Dr. Serginho. "Temos que fortalecer o estado com alta produção de conhecimento, com foco na qualidade de vida, na saúde e na educação. Temos a convicção de que cada centavo investido na educação, será revertido em ações para a sociedade".

Um dos objetivos do encontro é coordenar a utilização mútua dos espaços, para que nossa comunidade acadêmica possa usufruir da estrutura presente e incrementar o ensino, a pesquisa e a extensão locais.

visita sectec