O Setor de Estágios e Monitorias do Campus UFRJ – Macaé é responsável por dar suporte administrativo e técnico nas áreas de Gerenciamento Acadêmico referente a Estágio Curricular e Monitoria, bem como atender ao corpo social, fornecendo e recebendo informações. É também responsável por tratar de documentos variados,cumprindo todo o precedimento necessário referente aos mesmos, preparar planilhas, executar serviços nas áreas de escritório, bem como participar da elaboração de projetos referentes a melhoria dos serviços da Instituição.

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIOS/MONITORIAS

Estágios e Convênios para Estágios

NORMAS PARA O ALUNO DA UFRJ ESTAGIAR

LOCAIS CONVENIADOS PARA ESTÁGIO (GERAL)
LOCAIS CONVENIADOS PARA ESTÁGIO (MACAÉ E REGIÃO)

Ações desenvolvidas:

*Orientação, articulação e verificação das Minutas de Convênio de Estágio Obrigatório e Não Obrigatório;
*Encaminhamento dos Convênios de Estágio Obrigatório e Não Obrigatório para a formalização por parte da Sede (PR-1);
*Orientação da confecção dos Termos de Compromisso de Estágio Obrigatório e encaminhamento aos Órgãos Públicos de Macaé para assinatura;
*Registro dos Termos de Compromisso dos alunos estagiários;
*Recebimento e encaminhamento à PR-1 de planilha mensal com os dados dos alunos que iniciarão estágio obrigatório em Instituições Públicas/Filantrópicas, enviada pelos professores/coordenadores de estágio, para implementação de Seguro contra acidentes pessoais;
*Organização da documentação de estágio dos alunos;
*Elaboração dos Relatórios do Setor;
*Atendimento a docentes e discentes, via e-mail, telefone e pessoal, dirimindo dúvidas e oferecendo suporte necessário relacionado.

Formulários de Estágio:

*Modelo de Convênio de Estágio para Agente de Integração
*Modelo de Convênio de Estágio de Empresa Privada
*Modelo de Convênio de Estágio para Instituições Públicas ou Filantrópicas
*Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (Instituições Públicas ou Filantrópicas)
*Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (Empresas Privadas)

Legislação Referente a Estágios:

*Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 (Lei do Estágio)
*Resolução CEG 12/2018 (Normas para o Estágio na UFRJ)
*Cartilha de Estágio ABRES
*Cartilha da Lei do Estágio

Monitorias

EDITAIS DE MONITORIA CAMPUS MACAÉ http://monitoria.macae.ufrj.br

Ações desenvolvidas:

*Acompanhamento e divulgação dos prazos estabelecidos pelos Editais da PR1;
*Elaboração, divulgação e acompanhamento dos Editais de Monitoria específicos para o Campus Macaé (Programa de Monitoria, Apoio Pedagógico e PAEALIG);
*Organização e divulgação dos resultados das seleções do Campus Macaé;
*Elaboração de planilha de solicitação de vagas pro Campus Macaé, com base nas demandas dos coordenadores e posterior envio para DIA;
*Intermediação com os monitores para assinatura de termos de compromisso;
*Lançamento de frequência dos bolsistas no SIGA;
*Solicitação, junto à DIA, de inclusão, exclusão e substituição de monitores bolsistas, a partir da demanda das coordenações e pedido dos alunos;
*Emissão de declaração de orientação de monitoria para docentes;
*Emissão de certificados de monitoria para alunos monitores;
*Elaboração dos Relatórios do Setor;

Formulários de Monitoria:

*Relatório de Monitor Voluntário
*Relatório de Monitor Bolsista
*Relatório de Monitor Bolsista de Apoio Pedagógico
*Relatório de Monitor PAEALIG
*Termo de Desligamento de Monitor Voluntário
*Termo de Desligamento de Monitor Bolsista
*Termo de Desligamento PAEALIG

Resoluções CEG:

*RESOLUÇÃO CEG 04/2004 Normas para monitoria
*RESOLUÇÃO CEG n. 03/2005 Altera os artigos 5º e 6º da Resolução CEG 04/2004

EQUIPE: