Nesta segunda-feira iniciamos o I Workshop Internacional "Co-criando Pesquisas em Turismo". Esta workshop tem como objetivo  discutir as diferentes formas de produção colaborativa de conhecimento na pesquisa em turismo, visando inclusive, um planejamento turístico sustentável, com base na literatura de Ren et. al (2017).

O workshop estará ocorrendo entre o período de 14 e 18 de Dezembro, entre 19h00 e 21h00, através da plataforma Google meeting. O publico alvo são os jovens pesquisadores do universo de turismo e ciências ambientais. Portanto, recebemos aproximadamente 24 pedidos de participação, oriundos de mais de 15 diferentes universidades publicas e privadas do Brasil.  Os pedidos de participação circularam de norte a sul do país, entre as instituições estão: UFMG, UFM, UNIRIO, UERJ, UFRRJ, UNB, UFF, CEFET, UFS, UFRJ entre outras.

O Workshop está sendo ministrado por  Thiago Gomes de Lima, enquanto, Doutorando do Programa de Ciências Ambientais e Conservação e Docente do Curso de Engenharia de Produção da UFRJ, Campus Macaé. O projeto está vinculado a disciplina de práticas interdisciplinares.

No primeiro dia do Workshop " Co-criando Pesquisas em Turismo", a abertura oficial foi realizada pela Professora PhD. Sisse Gron, membro do Grupo de  Pesquisa Design de Sistemas de Engenharia, da Divisão de Inovação da DTU Management da Universidade Técnica da Dinamarca, no qual contextualizou a importância das pesquisas colaborativas nos diferentes campos de pesquisa e pelo Prof. Francisco Esteves, vice diretor do Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade - Nupem UFRJ, que proveriu as boas Vindas e o acolhimento dos participantes.

Ao longo da semana os participantes estarão mergulhando no universo das  pesquisas colaborativas, suas metodologias e estudos de caso.

Nesta quarta-feira, os alunos receberão a Professora Carina Ren, PhD,  Professora Associada do Departamento de Cultura e Aprendizagem  da Universidade de Aalborg  e pesquisadora do Centro de Inovação e Pesquisa em Cultura e Vida no Ártico (CIRCLA  ) , da mesma universidade. Professora Carina também é uma das autoras e organizadora dos Livros Collaborative Research Methods in the Arctic: Experiences from Greenland., e  Co-Creating Tourism Research: Towards Collaborative Ways of Knowing.

No segundo momento receberemos  a Elsbeth Bembom,  Assistant,Department of Culture and Learning, da Universidade de Aalborg e Pesquisadora do Centro de Inovação e Pesquisa em Cultura e Vida no Ártico (CIRCLA ), que estará compartilhando a sua experiência com as pesquisas no Ártico. Elisbeth também é co-autora do livro Co-criando Pesquisas em Turismo,

Receberemos também o Professor Rafael Nogueira Costa PhD do Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade - Nupem UFRJ que estará compartilhando com os participantes as experiências de pesquisas participativas junto a comunidade de Macaé.

Por fim, neste período os participantes estarão imersos em um série de processos colaborativos envolvendo uma variedade de plataformas virtuais e de co-criação,  Trata-se de uma iniciativa importante, que visa também fortalecer as pesquisas colaborativas e a cooperação internacional entre a UFRJ Macaé, o Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade Nupem UFRJ e outras instituições de ensino que são referências internacionais.