A subprefeitura informa que durante esse período de final de ano o micro-ônibus que faz o transporte entre os pólos em Macaé irá circular nos dias 21, 22, 28 e 29 de dezembro, retornando a circular em janeiro nos mesmos horários.

Nesta segunda-feira iniciamos o I Workshop Internacional "Co-criando Pesquisas em Turismo". Esta workshop tem como objetivo  discutir as diferentes formas de produção colaborativa de conhecimento na pesquisa em turismo, visando inclusive, um planejamento turístico sustentável, com base na literatura de Ren et. al (2017).

Os administradores locais do SEI apresentam algumas orientações para o SEI-UFRJ conforme procedimentos abaixo:

A Comissão Eleitoral, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Conselho Deliberativo do Campus UFRJ-Macaé, apresenta as Normas relativas ao processo de eleição para Diretor(a) Geral e substituto(a) eventual do Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conforme resolução de Nº 9/2011 do Conselho Universitário (CONSUNI), para o mandato de 2 (dois) anos.

Leia aqui as normas eleitorais.

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última segunda-feira, 7/12, a Portaria 1.038/2020, que dispõe entre outros temas acerca do retorno às aulas presenciais nas universidades para 1/3/2021.

Todos somos favoráveis à volta às aulas presenciais, mas é preciso destacar que isto só será possível na UFRJ quando houver baixa transmissibilidade do novo coronavírus nas cidades onde há oferta de cursos da Universidade para que haja segurança da comunidade acadêmica e da sociedade fluminense. Toda atitude que aumente o uso de transportes públicos e gere aglomerações deve ser evitada enquanto o grau de transmissibilidade do novo coronavírus for elevado.

Infelizmente, as taxas de propagação da COVID-19 vêm crescendo no país, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, onde a maioria dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRJ é oferecida, oportunizando um cenário incerto. Assim, a estipulação de uma data para retorno às aulas presenciais simboliza tão-somente um desejo, mas não necessariamente uma realidade objetiva, porque ainda não é possível saber ao certo qual será a situação de contágio da pandemia em março de 2021. As atividades teóricas de ensino, excepcionalmente não presenciais, estão previstas até o mês de junho de 2021, conforme calendário vigente.

Lembramos que a UFRJ conta com grupos de trabalho multidisciplinares compostos por dezenas de pesquisadores que fazem o monitoramento da COVID-19, assessorando a Reitoria em todas as ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia. Produzimos planos de ação que especificam as medidas que devem ser tomadas em cada cenário. Desta forma, no momento, seguiremos a Resolução 7/2020 do Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ e permaneceremos no acompanhamento da pandemia para que seja possível definir a viabilidade do retorno às aulas presenciais, de maneira gradual e segura, de forma que a comunidade universitária seja protegida, como deve ser, sempre seguindo a linha estabelecida pela ciência e pelos parâmetros de biossegurança.

8/12/2020
Reitoria da UFRJ