O Campus UFRJ-Macaé possui a sua própria seção da Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências (CDHCV) da UFRJ. A CDHCV foi instituída pela portaria n° 3902 de 3/5/2019 e é uma instância autônoma, colegiada de natureza consultiva, informativa e educativa no âmbito da UFRJ.

Entre suas funções destacamos:

• Propor medidas de combate às violências e promoção de ambientes de trabalho e ensino livres de violência, promovendo: as igualdades racial e de gênero, o respeito à diversidade, o combate às discriminações.
  • Receber e responder demandas relacionadas aos temas dos Direitos Humanos e Violências.
  • Mobilizar a comunidade da UFRJ, em conjunto às instâncias de defesa e promoção dos direitos humanos dentro e fora da universidade, para a promoção da equidade e respeito à diversidade, por meio de ações educativas, promoção de debates e fóruns permanentes.

Composição:

1. Angélica Nakamura