Período: 04/04/2016  à  12/12/2016
Coordenador: Rubem Raphael dos Santos Caetano

Resumo:
  No final de 2011 foi criado o Centro Interativo de Divulgação Científica (CIDC), que é um espaço de educação não-formal da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé (UFRJ-Macaé). O Centro focaliza suas atividades na difusão do conhecimento científico de forma interdisciplinar, contando com a participação de docentes e alunos de diversos cursos. Este centro participou ativamente das quatro últimas edições da SNCT em Macaé, 2012, 2013, 2014 e 2015, com diversas apresentações experimentais. Durante as apresentações na SNCT observarmos, que para muitos alunos aquele era seu o primeiro contato com um laboratório de ciência e professores nos questionaram sobre a continuidade das apresentações. Nesse contexto, este projeto tem como proposta elaborar ciclos de apresentações de experimentos de física para alunos da região de Macaé. Este projeto é estruturado com quatro estudantes de engenharia da UFRJ/Macaé, onde eles construíram equipamentos lúdicos de baixo custo e um ambiente virtual em 3D utilizando a plataforma de programação Pov Ray [4]. Também serão utilizados equipamentos da UFRJ/Macaé e experimentos de baixo custo construídos pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino de física (MPEF). A organização dos experimentos para as apresentações são divididas em quatro etapas: escolha dos experimentos, teste, construção de manuais e aplicação. Os experimentos serão escolhidos mediante ludicidade, assim eles serão construídos, testados e catalogados. Para finalizar teremos manuais dos experimentos que contêm informações a respeito ao seu históricos, impacto no cotidiano e uma forma de explicação para o público em geral.