Período: 29/11/2017
Coordenador: Caroline Guilherme

No dia 29 de novembro de 2017 foi realizado o IV Colóquio da Consciência Negra e II Encontro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Cidade Universitária de Macaé. Dentre as atividades destacamos a palestra do graduando Leopoldo Ferreira Antunes/Direito UFF - Macaé sobre "Cotas na Universidade", sob orientação do professor Daniel Arruda Nascimento/ Direito UFF Macaé, pela manhã. No período da tarde houve apresentações de trabalhos produzidos por docentes e discentes do grupo para troca e compartilhamento de saberes sobre a temática. Apresentações de dança Afro sob orientação de professoras do Município. Zoraia Braz Dias realizou oficina de turbantes com participação de graduandos e da comunidade universitária. As 18h tivemos a palestra do professor Associado da UFRJ Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca sobre "Desigualdade e relações étnico-raciais". A noite foi realizada apresentação de capoeira Angola pelo projeto de extensão GCang coordenado pelo professor Gustavo Arantes Camargo (peninha)/ Química - UFRJ Macaé. Durante todo o dia houve Feira Afro sob coordenação de Jeanne Brasil.

Trabalhos apresentados:

1 - Desigualdades raciais e violência obstétrica em instituições de saúde do Norte Fluminense.
Relatora: Francyslane Vitória da Silva
Co-autor: Rejane Marques Correia

2-Perfil sociodemográfico e clínico dos indivíduos com doença falciforme assistidos em Macaé/RJ.
Relatora: Joyce Cristina Meireles
Co-autores: Clara Maria Varela Ramos, Caroline Guilherme

3- Estratégias utilizadas para o ensino da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na atenção primária: revisão integrativa.
Relatora: Joyce Cristina Meireles
Co-autores: Diego Lima de Oliveira, Caroline Guilherme

4- Avaliação da completude da variável raça/cor nos sistemas de informação em saúde de Macaé/RJ.
Relator: Diego Lima de Oliveira
Co-autores: Franci de Oliveira Barros, Caroline Guilherme

5- As palavras das mulheres quilombolas sobre o cuidado em saúde: ouvindo as suas narrativas de vida.
Relatora: Giselle Maria da Silva
Co-autores: Juliana Silva Pontes, Rute Ramos da Silva Costa

6- O processo de parto entre mulheres capoeiristas.
Relatora: Thais Ferreira da Silva
Co-autores: Juliana Pontes, Gustavo Camargo