Brinca que Melhora

Período(s): 01/03/2014 à 28/02/2015, 01/03/2015 à 28/03/2016

Coordenador: Leila Brito Bergold

Resumo:
Esse projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa de um aluno do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé, interessado em desenvolver uma atividade lúdica e criativa com crianças hospitalizadas. Contando com o apoio de uma professora, desenvolveu-se um projeto interdisciplinar com a incorporação do palhaço como intermediário das estratégias de promoção da saúde por ser um personagem cultural de grande atrativo para a população em geral. Destaca-se a importância da utilização de recursos culturais e artísticos para o desenvolvimento do indivíduo, despertando-a para outras possibilidades de expressão e para o uso da criatividade no cotidiano. O lúdico e o humor além de transformarem o ambiente em que se inserem, estimulam manifestações críticas, promovendo reflexões que podem levar não somente as crianças, mas também os adultos a repensar sua realidade e seus costumes. Outra proposta do projeto é trazer o lúdico como recurso para o prazer, o lazer, a integração e o resgate de memórias de idosos em instituição de longa permanência. Destaca-se a importância de atividades que estimulem a manutenção de atividade cognitiva, de concentração e memória, e de movimentos corporais através de brincadeiras e jogos, música, histórias, e outras atividades que estimulem a participação e integração dos integrantes destas instituições. O projeto também tem por finalidade desenvolver habilidades criativas e artísticas que utilizem diferentes vertentes da arte e cultura dentro do próprio ambiente universitário, através de apresentações culturais em eventos diversos, contribuindo para a formação integral do estudante e da integração da comunidade acadêmica.