Brincar, comer, Nutrir: atividades lúdicas para a promoção da alimentação saudável

Período(s): 01/04/2012 à 01/04/2013, 01/03/2013 à 28/03/2014

Coordenador: Amabela de Avelar Cordeiro

Resumo:
O projeto LuPAS tem como objetivo promover a alimentação saudável entre pré-escolares, por meio de atividades lúdicas. Privilegiar o lúdico na abordagem da alimentação, não apenas em seu contexto nutricional, mas também no contexto sócio-antropológico e do processo saúde-doença, é uma importante estratégia, tanto para o grupo alvo do projeto, quanto para os alunos de graduação, que poderão desenvolver habilidades como educadores, pouco estimuladas no âmbito da formação acadêmica na área da saúde. O LuPAS contribui, ainda, para a educação continuada de professores da rede municipal, pois oportuniza a aproximação com a temática da alimentação saudável, ainda pouco presente nos currículos da educação infantil. Articula-se com as atividades de disciplinas do curso de nutrição, fortalecendo a tríade pesquisa-ensino-extensão no Campus da UFRJ Macaé.