Centro Interativo de Divulgação Científica do Norte Fluminense

Período(s): 01/04/2012 à 01/04/2013

Coordenador: Cherrine Kelce Pires

Resumo:
O Norte Fluminense é marcado por um acúmulo de desigualdades sociais acentuadas no que diz respeito à apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Uma das vias para alcançar a promoção e a inclusão social da população macaense e da região tem sido o ensino escolar. Nesse sentido, a ausência de aparelhos culturais como museus e centros de ciências na região impossibilita que o ensino escolar possa se utilizar dos espaços não-formais de educação para complementar o ensino de ciências. Observando essa carência da região, a presente proposta foi elaborada com o objetivo de contribuir significativamente para a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, promovendo a alfabetização científica e tecnológica da população do norte fluminense através da criação do Centro Interativo de Divulgação Científica do Norte Fluminense. A metodologia adotada na implementação desse projeto implica na elaboração de propostas de exposições interativas para tratar, com os visitantes do centro, de temáticas científicas de forma interdisciplinar. Partiremos de temáticas contemporâneas da Ciência, que apresentem relevância social e que permitam provocar debates que contribuam para o processo de letramento científico do público visitante.