Cuidado corporal: construindo o conhecimento em uma perspectiva dialógica através da educação em saúde.

Período(s): 01/04/2012 à 01/04/2013

Coordenador: Glaucia Valente Valadares

Resumo:
Introdução: As ações relativas a educação em saúde são compreendidas como pertinentes a base conceitual pautada no cuidado humano, em que o conhecimento é crucial para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Assim, pensamos em fundamentos do cuidado a partir de uma perspectiva de compreensão da arte de cuidar, do mesmo modo, como ciência cuja essência é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade, de modo integral e holístico, desenvolvendo em equipe atividades de promoção, proteção e prevenção da saúde. Tem-se, portanto, que o conhecimento que fundamenta o cuidado é construído na interseção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e a evolução das sociedades. Cabe a ênfase sobre o contexto sob o qual se propõe refletir sobre as práticas de produção do cuidado, compreendendo a educação em saúde como lócus privilegiado para os processos do ensino-aprendizagem, buscando os sentidos e as significações, as vivências e as problematizações, das questões relacionadas ao saber cuidar em saúde, em especial, como o projeto propõe, o cuidado com o corpo. Método: pretende-se aplicar o método dialógico, interativo e de construção gradativa e pactuada do tema em foco, inicialmente a partir da experiência e conhecimento dos próprios participantes e, através deles, propiciar o debate das questões que desafiam a educação em saúde e os atos produtores de cuidado.

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ