Divulgação da informação sobre medicamentos para multiplicadores da informação

Período(s): 08/02/2013 à 08/02/2014, 01/02/2013 à 01/02/2015

Coordenador: Paula Alvarez Abreu

Resumo:
O medicamento é o produto farmacêutico tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade curativa, profilática ou para fins de diagnóstico. Apesar de ter uma grande importância na sociedade permitindo maior controle e tratamento mais eficaz das doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas seu uso indevido pode resultar em sérios danos à saúde. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo difundir informação técnica sobre medicamentos, explicando sobre o mecanismo de ação, a diferença entre medicamentos de referência, genérico e similar, fitoterápicos e plantas medicinais, medicamentos manipulados, homeopáticos, psicotrópicos, formas farmacêuticas e modo de uso, armazenamento e descarte, além de divulgar os programas do governo que disponibilizam medicamentos gratuitos à população. O público alvo serão os agentes comunitários do município de Macaé e alunos de cursos de graduação. O público alvo foi escolhido pela possibilidade de atuarem como disseminadores da informação para a população em geral. As estratégias extensionistas adotadas serão a realização de palestras sobre medicamentos, além da distribuição de material informativo e divulgação em meio digital. As atividades serão realizadas nas unidades de saúde do município de Macaé e na Universidade a partir de uma análise prévia do conhecimento do público alvo sobre o tema. Espera-se com este projeto promover a interação entre a Universidade e os serviços de saúde do município de Macaé, informar potenciais difusores da informação e auxiliar, desta forma, na promoção da saúde.