Espaço Ciência NUPEM/UFRJ: desenvolvendo a comunicação com a sociedade

Período(s): 01/04/2012 à 01/04/2013

Coordenador: Fabio Di Dario

Resumo:
O Espaço Ciência foi inaugurado em 2008 como um projeto de Extensão da UFRJ e conta com a exposição “Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense”. Dentre as suas atrações principais estão uma réplica de toninha e de um tubarão anequim em tamanho natural, além de um esqueleto de golfinho, um aquário de água doce, uma tartaruga, e mamíferos terrestres e aves marinhas taxidermizados. Todos os organismos expostos ocorrem no Norte Fluminense, de modo que a exposição está inserida na realidade dos visitantes. O Norte Fluminense possui uma diversidade biológica ímpar que ainda é, em grande parte, pouco conhecida pela população local. Além disso, a região tem passado por um crescimento demográfico desenfreado nas últimas décadas, o que tem se refletido em uma degradação socioambiental acentuada. O objetivo principal desta exposição é fazer com que a população local sinta-se mais próxima da diversidade biológica ao seu redor, de modo que a consciência ambiental e ecológica possa ser naturalmente desenvolvida. O público alvo principal do projeto é formado por alunos e educadores dos ensinos fundamental e médio, que carecem de espaços educacionais desse tipo. Para isso, a equipe do Espaço Ciência estabeleceu uma rede de divulgação voltada para as escolas da região e, a partir de 2011, passou a contar com a colaboração da prefeitura de Macaé que disponibiliza o transporte para os visitantes de escolas públicas da cidade. Painéis explicativos e um jogo interativo para crianças completam a exposição, que é mediada por alunos Bolsistas de Extensão.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.