Formação de professores e divulgação científica: interações entre Universidade e Escola

Período(s): 01/04/2012 à 31/03/2013, 01/03/2013 à 01/03/2014

Coordenador: Teo Bueno de Abreu

Resumo:
O presente projeto visa dar continuidade às atividades desenvolvidas desde 2011 pelo LABEDIC através do projeto “Formação de professores e divulgação Científica: Interações entre Universidade e Escola”. Em 2011, após identificar conteúdos curriculares em que alunos e professores do ensino básico sinalizaram dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem, a equipe do projeto elaborou um jogo didático cooperativo voltado para o ensino de biologia celular para o ensino médio. Os pressupostos pedagógicos do jogo envolvem a cooperação entre os participantes e o fomento à leitura e argumentação. Agora, nessa nova etapa do projeto iremos às escolas para realizar oficinas de formação com os professores da rede e utilizar o jogo “Uma aventura na célula animal” como recurso e estratégia didática para o ensino de biologia celular. As oficinas com os professores terão a função de reconhecer e discutir as estratégias que esses professores utilizam para o ensino de biologia celular, apresentar o jogo do projeto como possibilidade para uso no ensino dessa temática e também oferecer aos professores acesso à produção científica e pedagógica sobre essa temática. Além disso, o jogo será também utilizado no âmbito da formação inicial de professores através de oficinas realizadas com licenciandos de Ciências Biológicas e Química. As oficinas com os licenciandos terão objetivo de apresentar o jogo como estratégia de ensino interdisciplinar e também para capacitação desses licenciandos como mediadores do jogo. Ao final do projeto avaliaremos os resultados do uso do jogo nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos, buscando indicadores nos desempenhos deles.