Oficinas Musicais: promovendo aprendizagem, criatividade e cidadania

Período(s): 01/04/2012  à  01/04/2013, 08/02/2013  à  08/02/2014, 01/03/2014  à  28/02/2015

CoordenadorLeila Brito Bergold

Resumo:
Este projeto tem por objetivo desenvolver oficinas musicais visando a aprendizagem de música e desenvolvimento de habilidades criativas para desenvolver estratégias musicais para a promoção à saúde de participantes de instituições de saúde e educação, além de grupos de comunidade local. No processo de ensino, as artes não devem ficar circunscritas a um espaço específico, mas transitar por todo o currículo, enriquecendo a aprendizagem de outros conhecimentos, em um processo de transversalidade que fortalece a perspectiva interdisciplinar. A música, especificamente, integra a dimensão estética e emocional, indo além da lógica, e dominando procedimentos libertadores que ampliam funções cognitivas e criativas. Visa-se atender parte da demanda da população, devido à ampliação da imigração gerada pelo petróleo, situação que gera a necessidade de iniciativas voltadas para a promoção da saúde. A música promove a interação entre as pessoas, o que facilitará a aproximação com a clientela escolhida, além de prover recursos criativos para o processo de educação em saúde. Pretende-se através desse projeto desenvolver, discutir e pesquisar formas mais abrangentes de estabelecer o processo de educação em saúde voltado para a saúde e autonomia dos participantes das instituições de saúde/educação e grupos comunitários. O projeto será desenvolvido através das seguintes etapas: aprendizagem e experimentação musical nas oficinas de música; formação de grupo de estudos para elaboração das estratégias voltadas para a população local; desenvolvimento das estratégias nos espaços públicos e institucionais; avaliação e elaboração do relatório final e de artigos; apresentação final no Campus Universitário.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.