Processo saúde-doença e qualidade de vida na adolescência: estratégias educativas para promoção da saúde entre adolescentes escolares em Macaé-RJ

Período(s): 01/03/2013  à  01/03/2014, 01/03/2013  à  01/03/2014, 01/03/2014  à  28/02/2015, 01/03/2015  à  28/02/2016

Coordenador: Tadeu Lessa da Costa

Resumo:
Trata-se de projeto de extensão cujo público-alvo são adolescentes e profissionais de saúde e de educação que atuam com os mesmos, no município de Macaé-RJ. Objetiva promover a saúde e a qualidade de vida entre adolescentes escolares em Macaé-RJ, a partir de ações de protagonismo e constituição de Jovens Promotores de Saúde. Baseia-se nos pressupostos da educação crítico-reflexiva proposta por Paulo Freire. Os cenários serão: Cidade Universitária de Macaé-RJ; Escolas Públicas Municipais; Escolas Públicas Estaduais do município de Macaé-RJ; Centro de Referência ao Adolescente; e unidades de Estratégia de Saúde da Família, em Macaé-RJ. Inicialmente, será feito levantamento do interesse dos diferentes grupos-alvo e sua anuência em participar das atividades educativas. Após, realizar-se-á uma investigação do universo vocabular de cada grupo, como meio de acessar a sua cultura e propiciar um melhor processo de diálogo pela compreensão das visões sobre o mundo dos diversos sujeitos. Por meio deste processo, será possível conhecer as necessidades de educação em saúde para a promoção da saúde das pessoas envolvidas. O número de encontros a serem realizados, bem como as estratégias e tecnologias de interação para educação em saúde para subsidiar o trabalho coletivo serão pactuados de acordo com as especificidades de cada grupo envolvido na proposta. Ainda, realizar-se-ão eventos/oficinas sobre a temática. Os dados gerados pelo levantamento do universo vocabular, temático e das necessidades de saúde dos grupos abordados, bem como pelas intervenções educativas poderão ser socializados com a comunidade científica por meio de sua publicação em periódicos e apresentação em eventos científicos.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.