Projeto Como Crescemos: Avaliação nutricional associada ao aprendizado infantil em escolas da rede municipal de Macaé, RJ

Período(s): 01/04/2012 à  30/01/2013, 01/03/2013 à 01/03/2014, 01/03/2014 à 28/02/2015

Coordenador: Ana Eliza Port Lourenço

Resumo:
O ambiente escolar é propício para avaliação do estado nutricional e formação de hábitos saudáveis para a vida. O objetivo deste projeto é avaliar o estado nutricional de pré-escolares da rede municipal de ensino de Macaé-RJ e desenvolver atividades educativas com as crianças, contribuindo com seu aprendizado, com a promoção da saúde no âmbito escolar e com a formação discente na UFRJ-Campus Macaé. O projeto inclui atividades epidemiológicas e educativas, com a participação da comunidade escolar, da Secretaria Municipal de Educação e de docentes e discentes da UFRJ-Campus Macaé. De abril/2012 a janeiro/2013, serão feitos inquéritos antropométricos com pré-escolares da educação infantil do município. Em cada escola serão desenvolvidas atividades educativas com as crianças, abordando o tema crescimento saudável. Buscar-se-á envolver os diferentes atores sociais em todas as etapas do projeto, favorecendo a integração da equipe proponente com o serviço e com a sociedade macaense. Espera-se identificar pré-escolares com desvio nutricional, beneficiando as crianças e o serviço de saúde; contribuir com ações locais de educação nutricional; oportunizar a alunos de graduação vivenciar um inquérito antropométrico e uma ação educativa de promoção da saúde; e contribuir com a produção de conhecimento na área de saúde, nutrição e educação. O projeto caracteriza-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a integração da atividade extensionista à produção de conhecimentos e cidadania. Em perspectiva macro, o projeto colabora com o compromisso federal de implantar campi avançados no interior do Estado do Rio de Janeiro, aproximando o ensino superior da realidade local.