Saberes e Práticas para a vivência da sexualidade: repensando o cuidado de si através da extensão.

Período(s): 01/04/2012  à  31/03/2013, 08/02/2013  à  08/02/2014

Coordenador: PatrÍcia Regina Affonso de Siqueira

Resumo:
O projeto abordará as questões relativas à sexualidade saudável entre jovens e adultos presentes em espaços públicos de Macaé, bem como para jovens inseridos na rede pública de Ensino de Macaé. Serão desenvolvidas orientações em saúde para a referida população com a proposição de reflexões sobre o tema, de forma a contribuir para melhoria da compreensão do indivíduo sobre a importância do cuidado de si no tocante a sua própria sexualidade. Contudo, por solicitação da secretaria municipal de Educação, considerando o quantitativo de unidades escolares com o público-alvo, o projeto permanecerá com um de seus principais enfoques no grupo de estudantes do referido município. Alia-se a isto, o grande número de casos de gestação na adolescência, abortos e demais repercussões para o início de uma vida sexual sem orientação sobre sua própria saúde e as consequências advindas deste ato, em Macaé. Assim, o projeto desenvolverá dois eixos específicos: o atendimento contínuo as turmas escolares através de práticas dialógicas (rodas de conversa, discussão temática, oficinas para reflexão coletiva sobre os assuntos de interesse da comunidade, produção de materiais ilustrativos e demais recursos didáticos relacionados ao tema) que abrangerão alunos, professores, direção e membros da Secretaria de Educação, e ainda, serão desenvolvidas as apresentações públicas para a comunidade escolar, famílias e comunidade externa ao âmbito da escola, através de feiras de saúde. Os resultados serão divulgados através de eventos científicos e ainda através da discussão com as equipe gestora dos serviços de educação e saúde, do referido município.