Período: 09/04/2018  à  09/04/2019

Coordenador: Gardênia Márcia Silva Campos Mata

Resumo:
O projeto “Valorização e aprimoramento da produção de leite de cabra e derivados do estado do Rio de Janeiro” tem por objetivo promover iniciativas para o desenvolvimento regional e expansão da produção do leite de cabra e derivados por meio da promoção do conhecimento técnico-científico nas áreas de qualidade e processamento do leite. Para tanto será estabelecida uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé (Campus UFRJ-Macaé) e produtores rurais artesanais da região Serrana do estado do Rio de Janeiro utilizando o modelo pedagógico participativo (pesquisa-ação) para a definição dos temas de interesse, o planejamento e a execução de atividades, entre as quais destacam-se: consultoria; capacitação, treinamentos e educação continuada; e, assistência técnica para desenvolvimento/aprimoramento de produtos. Dessa forma, além do desenvolvimento de ações de capacitação profissional de produtores rurais artesanais e discentes de graduação, a presente proposta almeja contribuir para interação entre a universidade e sociedade por meio de estratégias com caráter dinâmico e inovador. Os resultados gerados contribuirão para melhoria na qualidade da produção rural artesanal de leite de cabra da região, estimulando a integração da cadeia produtiva do leite de cabra e favorecendo o aumento da disponibilidade de produtos regionais de qualidade à comunidade. Ao mesmo tempo em que, no decorrer do próprio processo, este trabalho promoverá a formação reflexiva, crítica e ativa dos discentes de graduação do Campus UFRJ-Macaé.