Investigação Científica na Educação Básica

Período: 04/04/2016  à  29/07/2016

Coordenador: Leonardo Maciel Moreira

Resumo:
O curso Investigação Científica na Educação Básica é uma importante iniciativa da UFRJ – Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública. Esse curso garantirá um espaço para o diálogo entre os professores da rede pública e os docentes universitários. O que oportuniza a formação continuada do profissional em exercício e a reelaboração do conhecimento acadêmico. A meta desse curso é capacitar professores da educação básica para que possam orientar a realização de pesquisas científico – tecnológicas na educação básica, visando a aprendizagem em ciências, a divulgação científica e a discussão sobre temas na interface ciência/sociedade/meio ambiente/saúde; favorecer a melhoria do planejamento, da execução e da orientação de pesquisas científicas na educação básica; proporcionar o conhecimento de Feiras de Ciências e Mostras Científicas municipais, estaduais e nacionais. O curso configura-se como de treinamento e qualificação profissional e à distância. Compreende atividades que serão realizadas on line, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ (AVA), e encontros presenciais obrigatórios. A tutoria nas atividades on line será realizada pela equipe que compõe e coordena esta proposta. As atividades presenciais obrigatórias contabilizam uma carga horária de 12 (doze) horas, já as atividades on line contabilizam 68 (sessenta e oito) horas, em um total de 80 (oitenta) horas. A perspectiva de educação aqui adotada está baseada em estudos desenvolvidos por Paulo Freire. As estratégias a serem utilizadas envolvem debates, pesquisas, estudo de caso e grupos de trabalho.