Período: 06/07/2018  à  06/07/2019

Coordenador: Raquel de Souza Gestinari

Resumo:
A Genética é o ramo da biologia que estuda a hereditariedade, isto é, a forma como as características são passadas de geração para geração. A aprendizagem da Genética é relativamente complexa, pois envolve uma série de conceitos que se entrelaçam e que são necessários para que o estudante consiga construir significativamente seus conhecimentos. Além disso, a Genética está inserida no contexto tecnológico especialmente atrelado aos vários avanços científicos na área de Biologia Molecular, que se refletem no desvendar de sequências de genomas de diferentes organismos assim como também no desenvolvimento de técnicas de diagnóstico para diversas doenças hereditárias humanas. Tais fatores contribuem significativamente para torná-la uma ciência que desperta uma atenção especial pela mídia, que muitas vezes vincula informações sensacionalistas e sem embasamento científico. Desta forma, a boa compreensão dos conceitos básicos em Genética pode ser determinante para que os estudantes possam analisar e discutir conscientemente as informações vinculadas na mídia relacionadas aos mais diferentes aspectos da área de Genética, questionando tanto a aplicação dos conhecimentos como também os procedimentos envolvidos na sua construção. Neste sentido, o presente curso visa fornecer através da aplicação de práticas de fácil execução, ferramentas que possam ser utilizadas no ensino básico de Genética. A proposta visa ainda ser um espaço de discussão acerca dos novos conhecimentos produzidos diariamente na área, fornecendo subsídios aos cursistas quando em atuação em suas escolas.

Contato: http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades/379-inscricoes-para-os-cursos-de-extensao Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.