O Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências é um evento anual organizado pelos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em articulação com  diversas Instituições de Ensino superior e órgãos públicos de educação básica do Norte-Fluminense.

O Fórum foi criado em 2019 com o objetivo de estabelecer um espaço de discussão, reflexão e problematização da Educação em Ciências na região. Neste ano, em sua segunda edição, o evento ocorrerá de forma online, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro e está organizado em dois eixos orientadores "Educação em ciências em tempos de pandemia e infodemia" e "Base Nacional Comum curricular, práticas escolares e formação de professores".

O evento contará com Palestras, Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos, Mostra de práticas Educativas no Ensino de Ciências e Plenária em que se pretende reconhecer as ações de Ensino de Ciências desenvolvidas na Região Norte-Fluminense; contribuir para a formação continuada dos professores; e formular em colaboração uma agenda estratégica de proposta de ações e inovações em Educação em Ciências para 2021 para a região que contemple atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão e promova diálogos entre Universidade, Escola e Comunidade.

Como público-alvo do evento contamos com a participação de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior, demais profissionais da educação, além de estudantes de Curso Normal Médio, Licenciaturas e de outros cursos de graduação e pós-graduação interessados na área de Educação em Ciências.

Inscrições pelo site do evento: https://forumnfdeeducacaoemciencias.macae.ufrj.br/2020/