Os indicadores monitorados pela universidade mostram que Macaé vem apresentando uma curva ascendente de crescimento do número de casos confirmados de COVID 19, e de  óbitos. Ultrapassamos uma centena de casos (104 casos confirmados, somando-se setores público e privado), chegando a 10 óbitos, mesmo considerando que são dados subnotificados.


O Boletim Epidemiológico Especial número 14 (de 18 a 26 de abril de 2020) do Ministério da Saúde divulgado ontem, alerta que os casos de subnotificação de óbitos, que podem estar ocorrendo por   pneumonia como insuficiência respiratória associadas ao COVID-19, o que indica a necessidade de uma análise mais detalhada de cada óbito e as causas que foram mencionadas na declaração de óbito.
Segundo estimativas a partir do modelo matemático de doenças infecciosas do London School of Tropical Medicine do Reino Unido, deveríamos multiplicar por 10 estes números. Entretanto, considerando somente metade desta estimativa para Macaé, teríamos no momento 500 casos e 50 óbitos.
Caberia uma pergunta: onde estão as informações sobre esses prováveis óbitos? Talvez a melhor maneira de complementar estas informações seria cruzar os dados com o número de óbitos registrados em cartórios e cemitérios.
Um dos grandes temores neste momento é perdermos o controle sobre a expansão da pandemia, o que nos levaria, em Macaé, a viver o que está ocorrendo, por exemplo, em lugares como a região da Brasilândia em São Paulo, Duque de Caxias, Mesquita, Manaus e Belém.

Leia a nota detalhada aqui.

Foto: Arthur Moês

Mais sobre o grupo de trabalho:

O GT COVID 19 UFRJ MACAÉ realiza um trabalho multidisciplinar com participação de vários docentes e técnicos da UFRJ de Macaé, e  desenvolve análises que acompanham o comportamento da Pandemia no Norte Fluminense e Baixada Litorânea. Este grupo também tem dialogado com os municípios dessas regiões ofertando apoio técnico e científico para o enfrentamento da Pandemia.


Contatos:  - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Profa. Dra. Kathleen Tereza da Cruz
Profa Karla Santa Cruz Coelho
Prof. Emerson Elias Merhy

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ