O Projeto Camarada UFRJ Macaé - Adote um Calouro pra chamar de seu! é um projeto de apadrinhamento de alunos calouros criado e coordenado pela PR7 Macaé. Funciona como uma atividade voluntária e como uma experiência de apoio e suporte entre pares que visa a construção de vínculos e redes de apoio entre alunos.

Inspirado em experiências internacionais visa recrutar estudantes UFRJ Macaé dispostos a dar apoio a estudantes calouros em seu primeiro semestre na universidade oferecendo, através da integração, suporte aos recém chegados a universidade e inserção no meio acadêmico, bem como apresentação da universidade, sua estrutura, seus setores/serviços e as políticas direcionadas aos estudantes desta instituição assim como a cidade e a cultura do município de Macaé.

Por que Camarada?
A palavra camarada foi adaptada da palavra buddy que costuma dar nome a projetos semelhantes, vem do inglês e pode ser traduzida por camarada, parceiro, amigo.

O que o “camarada” tem que fazer?
Dentre as atividades sob sua responsabilidade estão: auxiliar o calouro na ambientação no início da universidade, apresentar os pontos turísticos da cidade, rede de saúde, opções de lazer, setores da universidade, acompanhar o seu calouro ao restaurante de 1 real, dar apoio em atividades práticas como tirar o cartão cidadão (passagem de 1 real), auxiliá-lo a tirar carteirinha de estudante, fazer inscrição em disciplinas, buscar seu orientador acadêmico dentre outras atividades. Não é necessário ter horários ou datas fixas, já que a disponibilidade pode ser negociada entre os participantes (camarada e aluno calouro apadrinhado).

Encontros com a PR7
Após realizar sua inscrição o candidato a “camarada” tem um encontro marcado com a PR7 no dia 11/03/20 às 12h para tratarmos melhor do projeto com maiores informações e orientações e para tratarmos do real interesse do inscrito na participação do mesmo.
Após esse encontro e após afirmar seu interesse teremos novo encontro marcado para 13/03/20 quando serão dispensadas outras informações e definido o calouro que cada camarada acompanhará durante o semestre.
Ao longo do semestre os camaradas deverão enviar a PR7 breves relatórios mensais acerca da experiência de apadrinhamento, dificuldades, pontos positivos, pontos negativos, dúvidas, dentre outros pontos que considerarem importantes.
Ao fim do semestre, 26/07/20, será realizado o último encontro do projeto 2020.1 com camaradas e calouros para integração e avaliação do projeto. Nesta data os camaradas que tiverem bom aproveitamento no projeto, medido através da participação nos encontros, envio de relatórios e relato do calouro apadrinhado, receberão declaração de participação no projeto onde conste carga horária de 45h.Quem pode ser camarada?
Estão aptos a participar do projeto e se candidatarem a camaradas todos os alunos da UFRJ Macaé regularmente matriculados.

Quais alunos serão apadrinhados?
A PR7 se reserva o direito de definir quais alunos receberão um camarada. A quantidade de alunos a serem apadrinhados dependerá da quantidade de alunos que se candidatarão a camaradas neste edital. Os alunos apadrinhaados serão escolhidos de acordo com o público prioritário atendido pela PR7, a saber, alunos com perfil de vulnerabilidade biopsicossocial e alunos oriundos de cidades mais distantes.

Inscrições

As inscrições serão realizadas on line através deste link no período de 04/02/20 até 10/03/20.

Confira o edital aqui.

Cronograma de atividades

Inscrições
1º encontro presencial - 11/03/2020 às 12h