Iniciaram hoje as aulas do Curso de Formação de Agentes de Saúde para a terceira idade, um projeto de extensão da UFRJ Campus Macaé.
As políticas voltadas às questões do envelhecimento da população brasileira e, com efeito, o crescimento da Terceira Idade é um tema que vem sendo abordado por diversos projetos em universidades brasileiras. Seguindo a perspectiva de oferta de uma atenção integral à saúde do idoso, compreendendo que o idoso pode se favorecer de práticas e conhecimentos para o aprimoramento da sua qualidade de vida, propomos Universidade Aberta a Pessoa Idosa  (UNAPI) aqui no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé, em parceria com a Universidade Livre, um setor da  da Secretaria Adjunta de Ensino Superior ; Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé - Rio de Janeiro.
Entendendo que o Campus Universitário possui cursos de graduação em enfermagem, nutrição, medicina e também outros cursos de diferentes áreas do saber justifica-se a implantação da UNAPI em parceria com a Universidade Livre que já trabalhou no passado com uma temática similar, em um projeto denominado Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI).
A UNAPI é um projeto de extensão cadastrado na UFRJ, aprovado pelas instâncias legais do Campus UFRJ Macaé e tem em seu escopo de atividades, além ações de caráter extensionista, a possibilidade de integração com a pesquisa científica.
Nossa proposta é através de nossas ações fortalecer a integração entre  a universidade com a sociedade, produzindo-se campos de experiências onde os saberes acadêmicos possam estar ligados diretamente à vida das pessoas.
A turma que iniciou hoje permitirá inscrição até o dia 26 de novembro, podendo as inscrições serem feitas no local das atividades conforme instruções previamente divulgadas nos sites da prefeitura e UFRJ.
Ao final do curso os que concluírem participarão de uma cerimonia de formatura nos moldes da formatura de uma turma de graduação com direito a beca, foto com o diploma e todas as honras aqueles que possibilitaram o sonho de tantas formaturas de filhos, netos e sobrinhos. "É darmos possibilidade a realização de um sonho", afirma o professor Moisés Marinho, coordenador do projeto.
Contatos com a coordenação do curso via whatsapp ou telefone no número (34) 996672305, professor Moisés Marinho.