Uma das estratégias de enfrentamento da pandemia é o isolamento de casos suspeitos ou confirmados e acompanhamento dessas pessoas por profissionais de saúde (BRASIL, 2020b). Uma das ferramentas que têm sido utilizadas e recomendadas é o monitoramento desses indivíduos via telefone, acompanhando os sinais e sintomas da doença e prestando orientações de cuidado em saúde (BRASIL, 2020b).


A estatística de óbitos é a medida final e mais dura de uma epidemia. Integrantes do GT COVID-19 UFRJ-macaé analisaram, com base nos dados públicos do Registro Civil, os óbitos na cidade de Macaé-RJ no período de 05/04/2020 à 20/06/2020, correspondendo da 15 à 25 a semana epidemiológica. Foram registrados 78 óbitos associados diretamente à COVID-19.


Com a pandemia de COVID-19, o método mais eficaz atualmente para conter a proliferação do vírus tem sido o isolamento domiciliar. A procura pelo atendimento a distância, seja por telefone ou internet, cresceu consideravelmente durante a quarentena. Não apenas para tirar dúvidas relacionadas ao coronavírus, mas também para o acompanhamento de pacientes que apresentaram sintomas leves da COVID-19 não sendo necessário a internação hospitalar.

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ