Entre os dias 05, 06 e 07 de abril, o Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira deu as boas vindas aos novos alunos durante a Recepção dos Calouros do semestre 2016.1, realizando mais um evento marcante na história do Campus. A programação contou com diversas palestras e apresentações que visavam acolher e integrar os calouros à vida acadêmica.

No primeiro dia do evento, ocorreu a apresentação da Direção-Geral e das Coordenações dos Cursos. Na ocasião, a Diretora-Geral do Campus, Prof.ª Arlene Gaspar, deu as boas-vindas e colocou a Direção-Geral à disposição dos novos discentes. Em seu discurso, destacou a grande conquista e felicitou os alunos, ressaltando o orgulho dos docentes em oferecerem um ensino público de qualidade e aconselhando-os a aproveitarem ao máximo o tempo em que estarão na Universidade.

Além da Diretora-Geral, estiveram presentes os Coordenadores Prof.ª Juliana Pontes (Coordenadora do Curso de Enfermagem e Obstetrícia), Prof. Alexandre Azevedo (Coordenador do Curso de Bacharelado em Biologia), Prof. Márcio Medeiros (Coordenador-Geral das Engenharias), Prof.ª Laís Buriti (Coordenadora do Curso de Nutrição), Prof. Diego Malagueta (Coordenador de Ensino), Prof.ª Samantha Martins (Coordenadora do curso de Farmácia), Prof. Irnak Marcelo Barbosa (Coordenador do Curso de Medicina), Prof.ª Cherrine Pires (Coordenadora do curso de Licenciatura em Química), Prof.ª Tatiana Konno (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Biologia) e Prof. Robson Mendes (Coordenador do Bacharelado em Química).

Ocorreram ainda atividades culturais e atividades extracurriculares, além de, no segundo dia do evento, a apresentação dos setores Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Ensino e Integração Acadêmica, Estágio, Monitoria e Convênio, Assistência Estudantil e palestras sobre o SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) e do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

No dia do encerramento, o evento contou com a presença de uma Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes - RJ para a doação de sangue e também com uma ação plantio de árvores, uma para cada curso, a fim de promover ações solidárias e atividades de estímulo à consciência ecológica entre os novos discentes.

RecCal 2016 1